• Compartilhe no Facebook

Autoridades municipais e representantes do Colégio Nova Visão na Câmara de Vereadores. Foto: Edson Zuconelli.

O projeto desenvolvido pela aluna Bruna Mendes, com o apoio dos professores do Colégio Estadual Nova Visão de Chopinzinho, sudoeste do Paraná, foi um dos selecionados para a fase final do Projeto Geração Atitude 2018, que acontecerá de 19 a 23 de novembro em Curitiba.

O “Geração Atitude” é um projeto ligado ao Movimento Paraná Sem Corrupção, e tem como objetivo apoiar a formação cidadã dos estudantes, promovendo a participação social e o protagonismo juvenil. O projeto é desenvolvido pelo Ministério Público do Paraná, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, Assembleia Legislativa do Paraná, Tribunal de Justiça do Paraná e a Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado, em mais de 160 escolas públicas do Paraná.

Na noite de terça-feira (04), estiveram presentes na Sessão do Legislativo chopinzinhenses a Diretora do Colégio, Silvânia Maria Fiorentin, professoras Nilce Ferreira Bueno e Zilda Rocha Santos e a aluna do 2º no do Ensino Médio, Bruna Mendes, a qual apresentou aos vereadores, ao prefeito Álvaro Scolaro e ao Promotor Substituto de Chopinzinho Dr. Lucas Abaid, a proposta de Projeto de Lei que institui a obrigatoriedade do estudo da Constituição Federal desde os anos iniciais do Ensino Fundamental.

  • Compartilhe no Facebook
Segundo Bruna, existe pouco conhecimento sobre o que é a Constituição Federal, e com várias disciplinas sendo estudadas por que não dedicar um tempo para o estudo da Constituição. “Agente sempre houve falar muito sobre a Constituição, eu não tenho um conhecimento aprofundado sobre a constituição então me veio pergunta na cabeça, agente fala tanto, mas não tem um conhecimento e se tem várias matérias, se estuda várias coisas por que não ter um pequeno tempo de aula para explanar o assunto”, disse Bruna.

  • Compartilhe no Facebook
Para o Promotor Substituto Lucas Abaid a seleção do projeto da Bruna mostra o sucesso de Chopinzinho no desenvolvimento do Geração Atitude. “Por muitas vezes esses projetos são lançados e a sociedade não da credibilidade ou até mesmo não acredita nas potencialidades que temos no município, hoje a seleção do projeto da Bruna que foi apresentado em Curitiba é um exemplo do sucesso de Chopinzinho e principalmente do trabalho que é apresentado na base da educação”, salienta Abaid.

Este Projeto foi escolhido dentre 500 de todo o estado, onde 32 estão na fase final e no dia 20 de novembro será votado pelos alunos presentes em Curitiba qual deles virará Lei.