O alistamento das Forças Armadas é obrigatório para jovens do sexo masculino, que completam 18 anos em 2017. O Capitão Jair Santos de Oliveira, delegado do serviço militar que responde pela região Sudoeste do Paraná, esteve na Rádio Onda Sul FM, para falar sobre o prazo e plataformas disponíveis para os jovens fazer o alistamento.

(Imagem Ilustrativa)
  • Compartilhe no Facebook

(Imagem Ilustrativa)

Segundo o capitão, o alistamento pode ser feito pela internet, acessando o site  www.alistamento.eb.mil.br“Desde que o jovem tenha nascido no ano de 1999 e possua CPF, mas se ele não possui esse documento ou tiver alguma dificuldade em acessar internet, ele pode comparecer à junta de Serviço Militar do município, que aqui em Beltrão fica junto à rodoviária. ”, explica.

É importante que a documentação utilizada para fazer a inscrição online, seja apresentada à comissão de seleção junto com um comprovante de identificação. “Para o alistamento online é interessante que o jovem tenha em mãos um documento para preencher corretamente os campos solicitados e quanto ele comparecer à junta ou a seleção, ter essa documentação de identificação e um comprovante de endereço para apresentar à comissão de seleção.”

Quem perder o prazo estará sujeito a multa e outras decorrências previstas na lei do serviço militar, “principalmente a possibilidade de retirar passaporte, título de eleitor, formalizar um contrato de trabalho, além de inscrição em órgãos de ensino público e entre outros, que estão previstos na lei”, cita o o Capitão Oliveira.

(Imagem Ilustrativa)
  • Compartilhe no Facebook

(Imagem Ilustrativa)

Anualmente aproximadamente 700 jovens se alistam em Francisco Beltrão. Destes, 140 são selecionados para compor o efetivo.  “A lei estabelece que o jovem realize alistamento no município onde reside, daí a necessidade de comparecer na junta de Serviço Militar ou na seleção com um comprovante de endereço. Quem se alistar aqui em Beltrão e for selecionado, serão incorporados aqui no Esquadrão de Cavalaria.”

O Capitão orienta os jovens para que não percam o prazo de inscrição, evitando assim outros transtornos. “Às vezes a juventude deixa para última hora ou não leva tão a sério essa questão, porém, acaba se complicando com relação à documentação que ele precisa retirar e muitas vezes não consegue em função de não estar em dia com serviço militar. Então a orientação é que os jovens realizem e assim entrem no processo de seleção, regularizando sua situação o mais rápido possível, evitando transtornos futuros para a vida do cidadão.”

A Junta do Serviço Militar atende a partir das 8h até o meio dia, e das 13h30 às 17 horas presencialmente ou então pela internet. Para servir não precisa ter o ensino fundamental ou o médio completo, mas precisa ser alfabetizado. Um soldado no período de formação que dura nove meses, recebe o salário de 769 reais. Após cumprir o primeiro ano, o militar poderá ficar na força por até sete anos com um salário de até R$ 1.400,00. Na condição de alistado o militar pode chegar até a patente de sargento.

Confira o áudio na íntegra: