A Assembleia Legislativa concluiu, nesta segunda-feira (11), a votação do projeto de lei nº 192/2012, que institui diretrizes para o turismo religioso no Paraná. A proposta, de autoria do presidente da Comissão de Turismo, deputado Anibelli Neto (PMDB), busca incentivar o segmento em todo o Estado. 

 O projeto de lei prevê que o Poder Público deverá atuar na consolidação da modalidade turística, tomando-a efetivamente como importante fator de desenvolvimento sustentável, de distribuição de renda, de geração de emprego e da conservação do patrimônio natural, cultural e turístico paranaense, priorizando investimentos em implantação de infraestrutura básica nas diferentes localidades turísticas.

 A proposta inclui, por exemplo, a construção e conservação de terminais rodoviários e aeroportos; a melhoria considerável do transporte intermunicipal interligando as localidades atrativas; a implantação de sinalização turística de caráter informativo e educativo.

Conforme a redação aprovada, as iniciativas de incentivo ao turismo religioso não excluem, naturalmente, a participação da iniciativa privada, que atuaria de forma integrada como agente complementar de financiamento em infraestrutura e demais serviços necessários.