Famílias de pequenos produtores rurais de Bom Sucesso do Sul vão receber nos próximos dias 250 sacas de sementes de milho híbridas (de 25 kg). O beneficio foi conquistado por meio do departamento municipal de Agricultura junto a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) através do programa Família Paranaense.

As sementes foram entregues nesta última semana e os produtores que se encaixam nos programas serão comunicados para fazer a retirada. O material poderá ser cultivado na safrinha como silagem ou para produção de grãos. A cadeia produtiva de leite será beneficiada reforçando os avanços conquistados com o programa municipal Leite Bom.

O diretor do departamento de Agricultura Emerson Pilonetto explica que se fossem adquiridas as sementes seria necessário desembolsar cerca de R$ 57 mil. “É um valor considerado que não precisamos bancar e que vai favorecer muitas famílias. Esperamos que os produtores possam obter a maior produtividade possível. Nos próximos dias estaremos chamando os produtores para a retirada”, comentou o diretor.

Sementes município

Recentemente um grupo de 50 produtores de leite do município de receberam sementes de milho para produção de silagem. Cada produtor recebeu 2 sacas de milho que equivalem no mercado de insumos a mais de R$ 500,00. Os benefícios foram concedidos pela prefeitura municipal por meio do departamento municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente através do programa municipal Leite Bom.

A bacia leiteira no município vem apresentando crescimento nos últimos anos contando com apoio de programas e projetos que estimulem o melhoramento genético e alimentação. Em 2014 foram produzidos, segundo Deral, 8,4 milhões de litros de leite.