Por Larissa Mazaloti com informações da Assessoria

 

Na última sexta-feira (13), 15 famílias receberam oficialmente casas novas, de alvenaria, construídas através de um programa desenvolvido em parceria entre Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Administração Municipal de Bom Sucesso do Sul, Cooperhaf, Fetraf, Caixa Econômica Federal e Governo Federal.

 

A entrega simbólica aconteceu na casa de Cleiton José Theis, na Linha Gruta Nossa Senhora de Lourdes com a presença das demais famílias beneficiadas.

 

O projeto denominado Caprichando a Morada, entregou 15 casas novas de até 52,5 metros. As famílias arcaram com um valor irrisório diante do custo da obra, já que a maior parte dos recursos foram viabilizados a fundo perdido.

 

Segundo o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Henrique Pilonetto as famílias receberam R$ 12 mil a fundo perdido do programa, e o restante do custo da obra oscilou conforme o tamanho da casa. “Tivemos casas de 36, de 45 e de 52 metros quadrados que não ultrapassaram a R$ 18 mil o custo total. Muitas saíram pelo valor cheio já que o pessoal ajudava na mão de obra”, relata.
Mais casas

 

Pilonetto explica que o programa é dividido em grupos, e no caso de Bom Sucesso do Sul as famílias foram contempladas no grupo 1, de baixa renda. Conforme altera o grupo aumenta o valor liberado, mas reduz o abatimento por parte do governo.

 

Outro projeto no município, que contempla 23 moradias já está para avaliação da Caixa, e deve ser liberado ainda este ano. Segundo matéria da assessoria de imprensa, um terceiro projeto será encaminhado pedindo mais 28 casas para o ano de 2013.