Agricultores da região Sul do país estão realizando protestos em defesa da agricultura familiar. No sudoeste do Paraná, o manifesto está concentrado em Marmeleiro e começou ontem (12) já nas primeiras horas da manhã quando agricultores vindos dos 42 municípios da região começaram a se organizar em uma das entradas da cidade.

Com faixas nas mãos e pedindo melhorias para agricultura familiar eles saíram em caminhada pela PR 280 que corta a cidade. Em seguida, fecharam a pista nos dois sentidos. A atitude provocou longas filas de veículos nos dois lados da rodovia. De acordo com José Carlos Farias, envolvido no manifesto, o objetivo do movimento é chamar atenção do poder público para que agricultura familiar receba mais investimentos.

Os agricultores cobram ainda mais rapidez na reforma agrária, crédito mais acessível, melhoria na educação do campo e nos programas de aquisição de alimentos para merenda escolar. Além de Marmeleiro, a mobilização acontece em outras seis cidades do Estado e deve ser repetida nesta quarta-feira (13), nos mesmos locais.

A Polícia Rodoviária Estadual acompanhou toda movimentação dos manifestantes, mas nem um incidente foi registrado, de acordo com o comandado da Sexta Companhia. Enquanto as caminhadas e manifestos acontecem, integrantes do movimento discutem, em Brasília, melhorias para agricultura familiar. Eles participam de reuniões nos Ministérios do Desenvolvimento Agrário e do Desenvolvimento Social.

No link abaixo, ouça reportagem:

Fotos: Evandro Artuzi