Por: Francione Pruch
 

Agricultores de Chopinzinho e região devem ficar atentos com a entrega da declaração do ITR (Imposto Territorial Rural) 2012. O prazo para apresentação da declaração vai até as 23h59min59s do dia 28 de setembro. A apresentação da declaração do ITR é obrigatória para pessoa física ou jurídica, inclusive na condição de isento, que seja proprietária, titular do domínio ou possuidora a qualquer título.


Em Chopinzinho o Sindicato dos Trabalhadores Rurais é uma das entidades responsáveis por prestar o serviço no município. A Presidenta da entidade, Luciana kaiser, diz quais documentos os agricultores devem levar, “alertamos aos agricultores que nos procurem, quem é acostumado a fazer com a gente que venha até o sindicato para não extrapolar o prazo. Os documentos necessários são a matrícula, a CCIR e a última declaração do ITR”.


A multa para quem perder o prazo é de 1% (um por cento) ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto devido – não podendo o seu valor ser inferior a R$ 50,00 (cinquenta reais), no caso de imóvel rural sujeito à apuração do imposto, além de multa e juros. No caso de imóvel rural imune ou isento, a não apresentação da declaração no prazo implica em multa de R$ 50,00 (cinquenta reais).