Na próxima sexta-feira (23), numa parceria entre os Ministérios do Trabalho e Emprego e Previdência Social, juntamente com a Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos e Departamento de Indústria e Comércio, a Agência do Trabalhador de Palmas, Sul do Paraná, estará participando das atividades do Dia Nacional da Contratação da Pessoa com Deficiência, dia destinado exclusivamente para o atendimento e intermediação de mão de obra para pessoas com deficiência, física ou intelectual, e que buscam sua inclusão no mercado de trabalho.

De acordo com o gerente da agência, Sérgio Cruz dos Passos, por legislação, as empresas do município, de acordo com o seu porte, devem destinar uma parcela de seu quadro para essa categoria de trabalhadores, porém, têm encontrado dificuldade no preenchimento dessas vagas. “Nós temos uma demanda por esses trabalhadores, mas é procura é baixa. Nós acreditamos que por falta de conscientização e de orientação para as pessoas com deficiência e o receio por perder entrar no mercado de trabalho e perder benefícios, as pessoas não buscam essas oportunidades de trabalho”, avaliou, destacando que a agência tem buscado parcerias com entidades como APAE e Conselho da Pessoa com Deficiência, para a conscientização e oportunizando a inserção desses trabalhadores.

Durante a programação do Dia Nacional, as pessoas que buscarem o atendimento da Agência terão a orientação de agentes da Previdência Social, que trarão informações e orientações sobre a inserção no mercado de trabalho e o pagamento de benefícios por parte do Governo Federal.