Audiência Publica refente ao 3º quadrimestre de 2016. Foto: Assessoria.
  • Compartilhe no Facebook

Audiência Publica refente ao 3º quadrimestre de 2016. Foto: Assessoria.

Na noite de terça-feira (21), aconteceu nas dependências da Câmara Municipal de Chopinzinho, a Audiência Pública de Prestação de Contas, referente ao terceiro quadrimestre de 2016 e Plano Municipal de Saúde.

Esta audiência acontece com respaldo da Lei de Responsabilidade Fiscal, de 2000, que determina a realização da mesma, sendo totalmente aberta à população. Além de acompanhar os demonstrativos apresentados, a população tem espaço para questionamentos.

Foram apresentados aos chopinzinhenses presentes os demonstrativos das receitas e despesas e índices, como da educação, saúde e de pessoal. Esta audiência foi conduzida pelos contadores do município, e contou com esclarecimentos do Secretário de Saúde, Fabiano Popia e do Prefeito Municipal, Álvaro Scolaro.

Em 2016, o Município contou com Receita Total de R$ 71.631.565,66, e despesas na ordem de R$ 67.222.778,11. Foram 27,1% destinados à Saúde (sendo que o mínimo obrigado por Lei é de 15%) e 33,65% na Educação (de 25% mínimo obrigatório).

É na audiência pública que a população tem conhecimento de como o poder executivo está gastando o dinheiro público, já que é feito um levantamento geral de todos os gastos da Prefeitura. Assim, é uma oportunidade de ver como está sendo empreendidos os recursos públicos.