Por Everton Leite

No Brasil, o Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro.Isso porque, 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima – caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor.

Em Francisco Beltrão, a administração municipal realizou na noite de terça feira, no centro comunitário da cango, um jantar comemorativo e alusivo ao dia do professor. A secretária de educação Maria de Lurdes Bertani, a professora Lurdinha exaltou o trabalho desenvolvido pelos professores e funcionários das escolas municipais.

Cerca de 800 pessoas participaram deste jantar. Dentre elas, o prefeito Wilmar Reichembach que fez questão de saudar e parabenizar os profissionais que atuam na educação do município.