Avenida XV de Novembro. Foto: Assessoria.
  • Compartilhe no Facebook

Avenida XV de Novembro. Foto: Assessoria.

Da Praça da Igreja Matriz até o Ginásio de Esportes Dionisto Debona foi implantado um novo modelo de iluminação pública, na cidade de Chopinzinho, utilizando lâmpadas de LED.

Com investimento de R$ 70.000 (setenta mil reais) em recursos próprios, as novas lâmpadas, com manutenção e consumo, deve gerar uma economia de aproximadamente 75%. As instalações estão completas e as mudanças podem ser percebidas no período da noite ao longo deste trecho da Avenida XV de novembro, área central da cidade.

A iniciativa da mudança veio a partir de um estudo, que pôs como sugestão o uso do LED. De modo geral, três aspectos principais motivaram as trocas: redução do consumo de energia elétrica, redução de custos de manutenção e fator ambiental.

As lâmpadas de LED não necessitam de reatores e reles – que apresentam alto índice de substituição – e tem vida útil mínima de 50.000 horas, equivalente a 5 anos e meio de utilização continuada. Também, são mais difíceis de serem quebradas, pelo material de que são constituídas. Com isto, proporcionam economia de consumo de energia e redução do consumo de material elétrico e de serviços de manutenção.

Além destes dois aspectos, a sustentabilidade está em pauta. Na fabricação das lâmpadas de LED não são utilizados produtos ecologicamente nocivos, em especial o mercúrio, sendo que pode ser descartada no lixo normal. Ainda, não emitem radiação ultravioleta – menos agressivas à vista humana – e não aquecem o meio ambiente.