Com objetivo de melhorar a qualidade do ensino no município, a administração de Flor Da Serra do Sul, Sudoeste do Estado, inaugurou nesta terça-feira (24) no Distrito de Tatetos, a nova estrutura da Escola Municipal Alice Rubin Bernardi. A obra de 853 m², executada com recursos de uma emenda parlamentar do Deputado Federal Assis Miguel do Couro (PDT), está orçada em R$ 1,2 milhão.  O valor foi destinado pelo Governo Federal, através do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), exceto o custeio do terreno que foi adquirido com recursos do município. A nova escola vai atender 120 alunos do Pré I ao 5º ano do ensino básico.

Estrutura da nova escola tem 853 m² de área construida e vai atender 120 crianças. Foto: Evandro Artuzi/RBJ
  • Compartilhe no Facebook

Estrutura da nova escola tem 853 m² de área construida e vai atender 120 crianças. Foto: Evandro Artuzi/RBJ

Conforme o diretor, professor Alécio Cerati, a estrutura vinha sendo reivindicada pela comunidade há anos, visto que a escola funcionava em anexo a uma escola da rede estadual, com estrutura bastante deficitária. “Esse era um sonho da comunidade que agora se concretiza. Aqui as crianças vão se sentir muito mais à vontade, sem que haja perigo de se ferir na estrutura como acontecia lá. Aqui é tudo novo, de primeiro mundo. A obra é maravilhosa, falta apenas alguns ajustes, como colocação do mobiliário e playground para as crianças”, destacou.

A secretária municipal de educação, professora Inês Pazolini, destaca o comprometimento da administração municipal que, desde o começo da gestão em 2013, vinha lutando para que a obra se tornasse realidade. A construção teve início em março de 2015 e a conclusão aconteceu em dezembro, exatamente no prazo previsto no projeto, lembrou. Inês garante que ainda falta a construção da cerca ao redor, para oferecer segurança aos alunos, mas a prefeitura já está providenciando para que isso ocorra o mais breve possível. Ela ainda revela que foi pleiteado, também junto ao deputado Assis, recursos para construção de um mini-ginásio e uma mini creche em anexo, com objetivo de atender melhor os alunos e a comunidade de modo geral, em especial as mães que trabalham e não tem com quem deixar os filhos.

Acompanhada dos deputados Assis do Couto (Federal) e Paulo Litro (Estadual), a prefeita Lucinda da Rosa descerrou a faixa inaugural da nova escola. Foto: Evandro Artuzi/RBJ
  • Compartilhe no Facebook

Acompanhada dos deputados Assis do Couto (Federal) e Paulo Litro (Estadual), a prefeita Lucinda da Rosa descerrou a faixa inaugural da nova escola. Foto: Evandro Artuzi/RBJ

A prefeita Lucinda Ribeiro de Lima Rosa disse que a construção dessa obra foi uma das prioridades de sua primeira gestão, findada em 31 de dezembro de 2016. Para ela, é um privilégio exercer o segundo mandato tendo a oportunidade de inaugurar a escola, que tem uma importância muito grande na formação das crianças que moram no Distrito de Tatetos e arredores. A chefe do executivo lembrou das dezenas de viagens que fez à Brasília, onde visitou o Ministério da Educação em companhia do Deputado Assis do Couto (PDT) a fim de viabilizar a obra.

“Foi uma luta árdua, viajamos e discutimos muito com o Assis e representantes do Ministério, mas agora ela está aqui pronta para ser ocupada pelas nossas crianças, isso nos enche de orgulho, nos anima a seguir com o trabalho sério feito até então na Prefeitura Municipal”, revelou.

Responsável pela liberação do recurso junto ao Governo Federal, o Deputado Assis do Couto afirmou estar satisfeito com a parceira feita com a administração de Flor da Serra do Sul. Segundo ele, a obra foi muito bem executada, o que dará mais conforto aos alunos, professores e colaboradores diariamente. Ressaltou a importância de fazer investimentos na área da educação, lembrando que conseguiu recursos para outros municípios da região e do Estado. Assis só lamentou a PEC 55 que limita os gastos públicos. Para ele, se a proposta do governo tiver continuidade, obras como essa não serão mais inauguradas nos municípios tão logo.

Fotos: Evandro Artuzi/RBJ