Por Larissa Mazaloti

 

A partir de sexta-feira (27) os deficientes físicos de Francisco Beltrão recepcionam atletas de diversas partes do país. O Campeonato Brasileiro de Handebol em Cadeiras de Rodas deve chamar a atenção da região sudoeste, para uma causa importante: a acessibilidade. A competição começa no dia 27 e termina no dia 01/05, no ginásio Flávio Morcelli, no bairro São Miguel, e no Sarará, bairro Pinheirinho, mas a abertura oficial só acontece no dia seguinte, no calçadão de Francisco Beltrão.

 

Na sexta-feira (27) acontece também o II Fórum da Acessibilidade promovido em parceria com a UNIPAR. O evento está marcado para começar as 19h30, na tenda do SESC. O tema é Acessibilidade nas Vias Públicas de Francisco Beltrão.

 

 
No sábado (28) a programação começa as 9h com uma concentração no calçadão e as 09:30 tem abertura oficial da 2ª Caminhada pela Acessibilidade, e do Campeonato Brasileiro de Handebol em Cadeiras de Rodas.
 
 
A caminhada vai iniciar as 10h, até o terminal urbano. As autoridades serão convidadas a utilizar cadeiras de rodas, e venda nos olhos para que vivenciem a realidade das dificuldades de locomoção. O Grupo de Motociclistas Bodes do Asfalto confirmou presença no evento. Aind ano calçadão, a partir das 11h ocorrem atividades esportivas, recreativas e culturais para a população. 
 
 
A programação conta com a parceria da ADFFB (Associação dos Deficientes Físicos de Francisco Beltrão), secretaria estadual de Esportes, secretaria municipal de Esportes, Confederação Brasileira de Handebol em Cadeiras de Rodas, UNIPAR, e ainda, colaboradores, patrocinadores e imprensa.