Cansados com a queda constante de energia elétrica, a Associação Comercial e Empresarial de São João (ACESJ), no sudoeste do Paraná. Começou nesta semana, a coleta de assinaturas para fazer um abaixo-assinado e encaminhar para a Copel (Companhia Paranaense de Energia). Empresários e moradores relatam prejuízo com a falta de luz a todo momento.

O presidente da associação, Odi José Manfroi, relata a situação, “na verdade está ocorrendo muitas quedas de energia elétrica. Não de picos, mas de longa duração e tem algumas que chegam a faltar cinco, seis vezes. No interior fica mais de três horas sem energia, isso é com frequência”.

A situação impossibilita o bom trabalho das empresas e traz transtorno a população, por esse motivo a entidade optou em fazer o abaixo-assinado, “a associação achou por bem fazer um abaixo-assinado e enviar para a Copel e órgão competentes para ver se a Copel toma uma posição e solução para isso”. Frisa Manfroi.

O problema se intensificou no final do ano passado. Antes, as quedas de energia eram esporádicas, mas nas últimas semanas começou a faltar luz com frequência. “Na semana passada chegou no auge dos picos de queda. Foi insuportável, principalmente para o comércio que o sistema ficava caindo, agora estamos na safra, as empresas que recebem relatam que trava o elevador, então é no geral que tem causado problema”.

A coleta de assinaturas prossegue até o final de semana. A expectativa é que sejam coletadas mais de 1.500 manifestações para encaminhar a Copel.