Nem mesmo a chuva atrapalhou a visita de 30 empresários do ramo de gastronomia vindos de Marechal Cândido Rondon à Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb). O encontro associativista aconteceu domingo, 8, com a presença de Marcos Guerra, presidente da Acefb, Elois de Arruda Rodrigues, vice-presidente para Assuntos de Núcleos (Acefb), Joares Ribeiro, diretor executivo (Acefb), Marta Behene, coordenadora do Núcleo de Gastronomia, Hotelaria e Turismo de Francisco Beltrão (Nugahtur), Cheyla Anater Pelegrini, vice-coordenadora do Nugahtur, João Carlos Rodrigues, vice-presidente para Assuntos de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da Acefb e as consultoras do programa Empreender Luciana Meurer e Paola Siqueira.

Charlene Agnes, consultora do Empreender da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) avalia o encontro e aproveita para deixar um convite. “Fomos muito bem recebidos pela equipe da Acefb, pudemos conhecer os produtos e serviços que a entidade vem desenvolvendo, em especial as ações do Nugahtur. No retorno, ainda dentro do ônibus, fomos idealizando nosso planejamento estratégico para 2016”, relata Charlene. “Ano que vem esperamos receber a visita da Acefb”, diz Charlene. A Acimacar conta com 12 núcleos setoriais – entre eles nos setores de contabilidade, artesanato, gastronomia, moveleiro, mecânica e auto-elétrica.

Para Marcos Guerra, foi mais uma oportunidade de trocar ideias, visto que a Acefb vem se destacando ano a ano no cenário paranaense por seu conjunto de ações bem definidas. “Estaremos retribuindo essa visita. Inclusive aproveito para convidar outras associações do Estado a virem conhecer nosso trabalho.” Elois acredita que a visita do pessoal de Marechal foi o maior exemplo de associativismo e cooperativismo que uma entidade empresarial pode demonstrar. “Acredito que todos os participantes desse encontro saíram ganhando.”

No roteiro a comitiva de Marechal pode conhecer as cozinhas industriais do Restaurante Pequim, Churrascaria Marabá e Churrascaria Pampeana.