A partir das 19h30, de hoje, 30, empresários, lideranças políticas, imprensa e convidados, irão eternizar na memória todos os momentos da inauguração da nova “Casa do Empresário” beltronense, localizada na Rua Peru, 1.213, Bairro Miniguaçu, ao lado da Amsop e do Parque de Exposições. Será inaugurada a sede própria da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb). A entrega da obra ocorre na comemoração do 57º aniversário – foi fundada em 1º de maio de 1962.

A obra, iniciada em 2017, foi projetada pelo Núcleo de Arquitetos e Urbanistas (Nudearq) da Acefb, seguindo padrões encontrados em todo o mundo, partindo do conceito de arquitetura industrial. O terreno foi cedido em comodato pela Prefeitura. Na mesma sede da Acefb funcionam a Junta Comercial do Paraná, o Conselho Regional de Farmácia (CRF-PR) e o PA (Ponto de Atendimento) ao Empreendedor. Outras entidades deverão se estabelecer no mesmo prédio da Acefb.

Alexandre Pecoits, 1º vice-presidente da entidade – gestão 2018 a 2020 – e presidente na gestão 2004 a 2006, acompanha desde o início a construção de aproximadamente 1.000 metros². Segundo o empresário, é gratificante ver toda esta evolução. “É mais um passo importante que a entidade dá junto ao empresariado, uma sede adequada e estruturada para melhor atender um número maior de associados”, comenta.

“Uma fábrica de novos líderes”
O presidente da Acefb, Tarsizio Bonetti considera a entidade uma “fábrica de novos líderes”. “É claro que a inauguração é um fato histórico, mas vai além do plano material. Acredito que a Acefb tem como papel fundamental a formação de novas lideranças e estímulo ao associativismo”. Tarsizio ressalta que a entidade empresarial se destaca porque “faz as pessoas pensarem em grupo”.

A Acefb mantém 26 núcleos ativos através do Programa Empreender. São divididos em setoriais, multissetoriais, temáticos, territoriais e comitê aberto (exemplo, o Condef, Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social), além de serviços de Proteção ao Crédito, outros serviços e parcerias com empresas e instituições públicas e civis.