O último “Café Acefb” de 2016 acontece nesta terça-feira, 6, das 8h às 9h, na Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão. Neste dia, a Associação Empresarial de Francisco Beltrão entrega a “Comenda 1° de Maio” ao diretor presidente da Cresol Baser, Alzimiro Thomé.

Alzemiro Thomé (Presidente da Cresol Baser). Foto: Arquivo RBJ
  • Compartilhe no Facebook

Alzemiro Thomé (Presidente da Cresol Baser). Foto: Arquivo RBJ

A homenagem é concedida pela Acefb desde 2010 às lideranças empresariais, políticas e comunitárias, dirigentes de entidades, associações e clubes, sem conotação política, como forma de homenageá-los pelos relevantes serviços prestados à Acefb e à comunidade beltronense. O nome da comenda é em alusão à fundação da Acefb, em 1º de maio de 1962.

Alzimiro Thomé receberá a homenagem como forma de reconhecimento às parcerias realizadas em eventos que a Acefb promove, entre elas a Expobel, e também do investimento que este sendo feito na cidade, como a construção da sede central da Cresol, da divulgação de Beltrão no mundo esportivo por meio do patrocínio máster ao Marreco Futsal e apoio ao micro e pequeno agricultor. Na pauta ainda será realizada a prestação de contas da Câmara Municipal. “Convidamos a imprensa beltronense que participe deste momento único”, disse Marcos Guerra, presidente da Acefb.

Sobre a Comenda

Comenda é uma condecoração concedida a pessoas que se destacam em suas áreas de atuação, desde artistas, políticos e empresários até esportistas. Quando surgiu na Idade Média, a recompensa tinha um significado bem diferente. Naquele tempo, a comenda era um benefício dado a membros do clero ou a militares que demonstravam valentia em batalhas.  Se antes o comendador tinha a obrigação de defender a terra recebida contra inimigos, hoje ele não tem função definida e confere algum prestígio em certos círculos sociais. Mesmo assim, o título sobrevive no cerimonial de governos e instituições privadas, que seguem uma hierarquia de acordo com a importância do homenageado.

Homenageados

Comenda 2010 – Caíto Quintana, ex-deputado estadual;

Comenda 2011 – Beto Richa, governador do Paraná;

Comenda 2012 – Dr. Arizone Mendes de Araújo, empresário;

Comenda 2013 – Ademar Traiano, deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa;

Comenda 2014 – Darci Piana, presidente da Federação do Comércio do Paraná;

Comenda 2015 – Alzimiro Thomé, diretor presidente da Cresol Baser, receberá no dia 6 de dezembro de 2016.