Da assessoria

As salas de aula do curso de Medicina da Unioeste, que estão sendo construídas no Bairro Água Branca de Francisco Beltrão, receberam na manhã desta sexta-feira, 31, seus primeiros ‘alunos’. Com a presença de secretários municipais e estaduais, vereadores e diretores de departamento, foi entregue a Comenda 1° de maio ao deputado estadual Ademar Traiano (PSDB), líder do Governo na Assembleia Legislativa. Paulo Sérgio Wolff, o Cascá, reitor da Unioeste de Cascavel, falou sobre a atenção que o governo paranaense vem dando às universidades. “Nenhuma universidade deixou de ser atendida. Desde o ano passado, o Traiano tem sido um canal da Unioeste para o Estado. Hoje a universidade possui vários professores graduados, pós-graduados e com doutorado. Sem dúvida um corpo docente muito qualificado”, analisou Cascá. O reitor informou que os equipamentos para o funcionamento do curso de Medicina já estão comprados. “Todos os equipamentos custaram R$1,6 milhão.” Vale dizer que, no momento, as aulas acontecem na Unioeste do Bairro Vila Nova.

Gervásio Kramer, secretário de Assuntos Estratégicos da Prefeitura beltronense, representou o prefeito em exercício Eduardo Scirea (PT). “A extinta Facibel foi nossa precursora no Sudoeste. Foram muitos desafios, mas hoje temos a Unioeste consolidada”, analisou Gervásio. O vereador Cleber Fontana (PSDB) representou os demais vereadores.

Homenagem

A Comenda 1º de Maio tem por objetivo homenagear empresários e políticos que colaboraram com o desenvolvimento econômico e social de Francisco Beltrão e região Sudoeste. A entrega da Comenda ao deputado foi feita pelo presidente da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb), Antônio Pedron. No início de seu discurso, Traiano desabafou. “Nós políticos quase sempre convivemos com a ingratidão do povo. Não conseguimos contentar a todos. E num momento como esse (a homenagem), fico feliz porque estou sendo reconhecido pelo meu trabalho aqui em Beltrão. Gratidão não tem preço”, disse Traiano, que emendou: “Aqui no Sudoeste temos a melhor consciência política do Paraná.”

Pedron falou sobre a importância da Comenda e do papel da Acefb junto ao desenvolvimento da região – ressaltando que a conquista do curso de Medicina também foi uma luta da Associação. “O deputado estadual Caíto Quintana (PMDB) em 2009, o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB) em 2011, e o empresário beltronense Aryzone Mendes de Araújo, em 2010 já foram agraciados com essa homenagem. Ficamos com a sensação de dever cumprido. Mais uma vez a Acefb mostra que é suprapartidária e por isso é reconhecida perante a sociedade sudoestina.” 

R$ 250 mil para a Expobel

Durante sua fala, Traiano revelou os recursos que serão disponibilizados pelo governo estadual para a 26ª Expobel, que acontece de 7 a 16 de março deste ano. “Conseguimos 70 mil reais junto à Sanepar, 50 mil com a secretaria estadual de Agricultura, 30 mil junto ao BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul e mais 100 mil com a secretaria estadual de Cultura.”