A partir da próxima semana poderão ocorrer profundas mudanças nos quadros políticos das Câmaras de Vereadores, tendo em vista, as eleições municipais de 02 de Outubro. Além de vereadores, os deputados (federal e estadual) e senadores poderão mudar de partido sem perda de mandato. A troca de partidos será permitida com a promulgação da Emenda Constitucional no próximo dia 18 em sessão conjunta da Câmara dos Deputados e Senador Federal.

De acordo com o texto, os detentores de mandatos poderão deixar os partidos pelos quais foram eleitos nos 30 dias seguintes à promulgação da emenda. Pela Legislação vigente, a troca de partido sem a perda de mandato só é permitida se o parlamentar se transferir para um partido recém-criado.


Na Câmara de Palmas, sul do Paraná, na atual legislatura, houve apenas uma alteração. Em outubro do ano passado o vereador, Cidenei Cristian Allebrandt, deixou o PDT – Partido Democrático Trabalhista e fichou na Rede Sustentabilidade. Com a promulgação da PEC, pelo menos outras duas ou três mudanças de partido deverão ocorrer durante a vigência da “janela”.