Acontece no próximo dia 30, no plenário da Câmara de Vereadores de Abelardo Luz, oeste de Santa Catarina, um seminário sobre titulação de terras. O evento contará com a presença de membros da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, com o objetivo de verificar e fiscalizar as ações do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) nos assentamentos rurais do município de Abelardo Luz.

Deverão reunir-se deputados, representantes de sindicatos de trabalhadores e de produtores rurais, cooperativas, prefeitura, de entidades financeiras e dos assentamentos do município. O seminário é uma proposta do deputado federal Valdir Colatto (PMDB), a partir de um requerimento do Legislativo abelardense, que pedia uma audiência pública para a prestação de esclarecimentos sobre a titulação de terras em áreas assentadas no município.

De acordo com o parlamentar, cerca de 1,5 mil famílias estão assentadas em Abelardo Luz, além de assentamentos com mais de 30 anos e que ainda não foram titulados. A estimativa das autoridades catarinense é de que o potencial produtivo do município possa dobrar, caso os assentados possam celebrar contratos de integração.