A Presidenta da Republica, Dilma Rousseff, sancionou a Lei que confere ao município de Abelardo Luz, oeste de SC, o título de Capital Nacional da Semente de Soja. A proposição foi apresentada pelo deputado federal, Onofre Agostini (PSD/SC) e a Lei estava tramitando desde 2011 no Congresso Nacional.

A aprovação pela Câmara dos Deputados ocorreu em  em abril de 2013 e pelo Senado em agosto do ano passado. Um dos maiores produtores de grãos de Santa Catarina, o município de Abelardo Luz, já detinha o título de capital catarinense da soja,

Conforme o prefeito,  Dilmar Fantinelli(PT) essa distinção é um orgulho para todos os abelardenses. “A qualidade de nossas sementes sempre foi motivo de destaque e reconhecimento no Estado e no país, mas agora oficialmente o título de capital nacional é nosso”, afirma o prefeito.  Conforme Fantinelli o destaque na produção de grãos  motivou muitas empresas do setor a se instalar em Abelardo Luz. “Agora com esse título temos muito a celebrar”, salientou.

O deputado Onofre Dagostini  enfatizou que é em Abelardo Luz, terra de solo fértil, que se produz uma das melhores sementes de soja do país, com alto índice de germinação, razão pela qual se justifica o título recebido pelo município abelardense.