MAGAZINE DE NATAL EXCLUSIVIDADE RBJ.COM.BR

Abelardo Luz diz não à violência em ato pela Cultura da Paz

por Ivan Cezar Fochzato em 11 de outubro de 2018 9:18
por Ivan Cezar Fochzato em 11 de outubro de 2018 9:18

Foi realizado em Abelardo Luz, Oeste de Santa Catarina, nesta quarta-feira(10) o “Ato pela Cultura da Paz”, na Praça Municipal Olices Stefani. A atividade da Comissão Municipal do Projeto Agente da Paz, com apoio dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, integrou programação da Semana Municipal da Cultura da Paz.

“A gente tem visto que a violência nas escolas é um fato presente hoje, inclusive aqui no município. Esse projeto vem para sensibilizar não somente alunos, mas toda a comunidade, ressaltando que a cultura da não violência ela começa em casa.Mas a escola tem se mostrado um grande agente disso, no sentido de começar a cultivar essa cultura nos alunos e buscar que dentro da sala de aula se efetive melhor essa paz”, salientou a promotora de Justiça, Lia Nara Dalmutt, que participou do ato juntamente com o prefeito, Wilamir Cavassini, secretários, vereadores, representante de diferentes entidades e estudantes das escolas municipais e estaduais.

O ato foi marcado com o hasteamento da Bandeira Mundial da Paz e apresentações culturais de alunos da APAE, Centro Municipal de Cultura Marlene Agheta Piccinin e da Banda Social de Percussão do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), encerrando com o abraço pela Paz.

Para a Presidente Comissão Projeto Agente da Paz, Neli Tirloni Zandoná, é necessário  trabalhar essa substituição da cultura da violência pela cultura da Paz para cultivar entre as crianças e adolescentes o respeito para com seus pais, irmãos, colegas de escola e seus professores. “A mensagem que buscamos passar é que as pessoas sejam mais amáveis. Que elas tentem entender mais o diferente. Que o respeito seja uma constante nas suas ações diárias com mais amor ao ser humano e ao diferente”, finalizou Neli.

Compartilhar