No próximo dia 27, o município de Abelardo Luz, oeste de Santa Catarina, completa 56 anos de emancipação político-administrativa. Sua instalação oficial se deu no dia 27 de julho de 1958, após desmembrar-se do município de Xanxerê. Entretanto, a história abelardense (ou abelardo lusense) começou muito antes.

Ponto de parada na estrada das missões, por onde passavam militares e tropeiros, era passagem obrigatória para a Colônia de Xanxerê. Os primeiros colonizadores foram provenientes do Estado de Minas Gerais. As primeiras famílias de que se tem notícia foram as de Messias de Souza e Leocádio dos Santos que já encontraram estabelecida a família de José Pinheiro de Oliveira.

O povoamento efetivo de Abelardo Luz só teve início no presente século, intensificando-se nas últimas décadas com a chegada, principalmente, de gaúchos. Abelardo Luz integrante da antiga Colônia Militar de Chapecó, denominada Chapecó Grande, fazia parte do Distrito de Diogo Ribeiro, hoje São Domingos, com o nome de Passo das Flores. Em 1917, foi elevado a Distrito com o nome de Abelardo Luz, em homenagem ao filho do então Governador do Estado, Hercílio Luz.

Distrito criado com a denominação de Abelardo Luz, pela lei municipal nº 2, de 22-12-1917, subordinado ao município de Chapecó. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito permanece no município de Chapecó.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito permanece no município de Chapecó. Pela lei estadual nº 133, de 30-12-1953, transfere o distrito de Abelardo Luz do município de Chapecó para o de Xanxerê.  Elevado à categoria de município com a denominação de Abelardo Luz, pela lei estadual nº 348, de 21-06-1958, desmembrado de Xanxerê e instalado em 27 de julho do mesmo ano. O primeiro prefeito provisório Gerônimo Rodrigues e Maurício Rodrigues da Costa, o primeiro governante eleito.

Para celebrar a data, a prefeitura municipal anunciou uma série de atividades festivas que iniciam no próximo sábado, estendendo-se até o dia do aniversário do município.

Dias 5 e 6: Campeonato Sul Brasileiro de Futsal

Local: Ginásio Paulo Roberto Falcão

Dia 11: Formatura do PROERD

Local: Centro Comunitário da Matriz – Hora: 19h30min

Dia 12: Evento Cultural com apresentações dos alunos do Centro Cultural Marlene Agatha Piccinin e Orquestra de Violões de Itapiranga

Local: Centro Comunitário da Matriz – Hora: 15h

Dia 17: Noite Cultural com apresentações dos alunos das Escolas Municipais

Local: Centro Comunitário da Matriz – Hora: 19h

Dia 18: Noite das Sopas – Projeto Madre Bernarda (Sopa de pinhão, agnolini, feijão)

Local: Centro Comunitário da Matriz – Hora: 20h

19 e 20: Motocross e Velocross – etapa Copa Oeste/SC

Local: Parque Ferradura

Dia 25: Noite Gospel

Local: centro Comunitário da Matriz – Hora: 19h

Dia 26: Gravação do Programa 100% Caipira da TV Aparecida

Dia 26: Final do Campeonato Municipal de Futebol de Campo – Masculino e Feminino

Local: Estádio Municipal Valdir Luiz Steffani – Hora: 14h

Dia 26: Baile em comemoração aos 56 de Abelardo Luz com Grupo Minuano

Local: Centro Comunitário Matriz -Hora: 23h

Dia 27: Corte do Bolo de 56 metros com show da Banda Trem Bom

Local: Praça da Igreja Matriz – Hora: 15h