Acontece até o próximo sábado (22), em Teresina, capital do Piauí, o I Simpósio Internacional de Raças Nativas: Sustentabilidade e Propriedade Intelectual. O evento é uma realização da Superintendência Federal de Agricultura no Piauí (SFA-PI) e a Associação Brasileira de Criadores de Bovinos Curraleiro Pé-Duro (ABCPD) com o objetivo de atualizar técnicos, pesquisadores, criadores e estudantes sobre a preservação e o desenvolvimento das raças nativas.

O Simpósio conta com a participação de renomados profissionais, nacionais e internacionais, que ministrarão palestras sobre conservação e melhoramento de recursos genéticos animais; sistemas produtivos sustentáveis e propriedade intelectual. Dentre os palestrantes, está o Superintendente de Registro Genealógico da ABC Caracu (Associação Brasileira dos Criadores de Caracu), José Luiz Strapasson.

A ABCC tem sede em Palmas, sul do Paraná, e atende 200 associados ativos em 13 estados diferentes com uma população de animais registrados na ordem de 85,5 mil cabeças, (o maior rebanho tropicalizado do mundo).