O Instituto de Identificação do Paraná começou a emitir o novo tipo de documento, a mudança é para atender uma determinação do Governo Federal. Os novos RGs já estão circulando desde o início de junho, a cor mais forte e o visual são diferentes das antigas carteiras de identidade.

Na frente em vez da foto e impressão digital juntas, estão agora, nome, foto, informações sobre filiação, local e data de nascimento. Na parte de trás o número do RG, CPF, impressão digital e um espaço grande para informações de outros documentos. A nova cédula conterá diversos elementos de segurança, como o QR Code no verso, relevo tátil, imagem reativa do Brasão da República em ultravioleta, entre outros.

A nova Identidade é uma exigência do Governo Federal, até abril do próximo ano todos os Estados do país terão que emitir o novo documento. Na identidade será possível colocar, além do número do CPF, dados de vários outros documentos. No Paraná, até o começo de 2020 será possível informar na Carteira de Identidade o número do Título de Eleitor, Carteira de Motorista, PIS/Pasep, Certificado Militar e ainda o tipo sanguíneo e rejeição a algum tipo de medicamento. São vários documentos reunidos em um só.

Quem tem o modelo antigo do documento não é obrigado a mudar para o novo mas até o ano que vem, todos os 399 municípios do Paraná, deverão estar totalmente informatizados para a emissão da nova Carteira de Identidade.