Por Larissa Mazaloti / Da Assessoria

 

 

Nesta segunda-feira, dia 17, começaram as atividades da Pré Bienal e da Semana da Arte e irão se prolongar numa intensa programação até domingo, dia 23. A equipe do Movimento Artístico do Sudoeste do Paraná (MAS), junto com secretaria municipal de Educação e artistas iniciou a programação com a montagem das exposições e das intervenções urbanas. As expressões artísticas estão no Calçadão Central, na Revesul, na empresa Brasil Foods, na TIC TAC, no Supermercado Ítalo, na Unipar, na loja Roberto Magazine e no Colégio Estadual Mário de Andrade. 
 
 
Segundo um dos organizadores da Pré Bienal, Cleberson Gonçalves (Maddox Cleber), os artesanatos e os trabalhos conferidos pela população no Calçadão Central foram elaborados pelos alunos do ‘Ensino Tempo Integral, da APAE e de Colégios Estaduais. “Esse é um trabalho para quem vê arte, para quem nem sempre vê, para aqueles que não veem e para aqueles que veem e não entendem”, comentou Cleberson. 
 
 
A intervenção artística do Calçadão Central ficará durante toda a semana, com a possibilidade do clima e da população alterar a estética inicial da obra. “A exposição da obra de arte fará com que o significado dela se modifique ou que a interação com a obra de arte modifique a sua estética”, explicou Cleberson Gonçalves. 
 
 
Nesta terça-feira, dia 18, haverá performances e intervenções artística, com apresentação da Sonata Escola de Música, no Terminal de Ônibus (horário não definido); experiência com o som, das 13h30min às 16h00min, pela região central da cidade e as escolas municipais Higino Pires, Francisco Manoel, Madre Boa Ventura e AMARBEM farão oficinas e performances no Centro da Cidade das 13h30min às 16h00min. E, às 19h30min, o Espaço da Arte Eunice Sartori recebe na Semana da Arte, o Encontro de Corais. Durante a semana, do dia 17 ao dia 20, no hall de entrada do Espaço da Arte, o visitante poderá ver a exposição ‘Consciência Negra, do artista plástico Vantuir Gomes.