Por Luiz Carlos Bittencourt

 

     Nos dias 12, 13 e 14 de novembro no Lira Hotel, em Curitiba, aconteceu o Encontro Nacional da Pastoral Familiar. A temática central foi: “Casos Especiais e o Tema Prioritário – Casais em Segunda União”. Teve a presença dos bispos referenciais, assessores, casais coordenadores regionais da Pastoral Familiar, casais coordenadores regionais do setor casos especiais e foi aberto a outros participantes convidados, num total de 61 pessoas.

     O evento iniciou com a Celebração Eucarística presidida por Dom Irineu Roque Scherer, Bispo de Joinville e referencial da Pastoral Familiar no Regional Sul 4. Foram concelebrantes Dom Antonio Augusto (Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB), Pe. Marcelo Pépin (Assessor do Nordeste 5) e Pe. Luiz Antonio Bento (Assessor da Comissão para a Vida e a Família da CNBB). Também participou do encontro Dom João Carlos Petrini (Bispo Auxiliar de Salvador e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB).

     Na Diocese de Palmas-Francisco Beltrão a Pastoral Familiar é uma das prioridades das ações evangelizadoras. Sendo assim todas as paróquias estão implantando a Pastoral Familiar, que, com o apoio das demais pastorais e movimentos, está sendo promissora no trabalho com as famílias a partir da realidade em que elas se encontram. A Pastoral Familiar acontece inicialmente com reflexão bíblica através de metodologia elaborada por Dom José Antonio Peruzzo, bispo diocesano, na sequência os agentes envolvem-se com atividades práticas dentro da missão da pastoral.