por Ivan Cezar Fochzato

 

Nesta quarta-feira, 22, o Bispo Diocesano de Palmas/Francisco Beltrão celebra os 25 anos de sua ordenação sacerdotal, ocorrida  em 1985  na Catedral Nossa Senhora Aparecida de Cascavel.O mês de dezembro, em 09 e 11, marcam a presença de Dom José na Diocese de Palmas/FranciscoBeltrão, desde 2005, tendo sido nomeado em 24 de agosto do mesmo ano para a missão.

 

Dom José Antônio Peruzzo, nasceu em Cascavel – PR em 19 de abril de 1960. Seus primeiros anos de vida passou-os no interior do município de Guaraniaçú.O estudo fundamental desenvolveu no Colégio Marista de Cascavel. Entrou no seminário São José, de Cascavel , no ano de 1974. Em seguida foi para Curitiba, sempre no seminário diocesano, onde fez seus estudos médios.

 

Em 1978 iniciou os estudos filosóficos na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. O curso teológico começou em 1982, no Studium Theologicum, sempre em Curitiba. Recebeu a ordenação sacerdotal em 1985, na Catedral de Cascavel, a partiu, em 1988, para estudos especializados no Pontifício Instituto Bíblico, em Roma. Em meados de 1992 assumiu a direção do Seminário Maior Nossa Senhora de Guadalupe, em Cascavel , atuando também como professor de sagrada escritura, no Cintec- Centro Interdiocesano de Teologia de Cascavel .Em 2002 foi morar em Belo Horizonte, e em seguida em Roma, para estudos doutorais. Estes foram concluídos em dezembro de 2004. Foi pároco da Catedral Nossa Senhora Aparecida em Cascavel – PR.

 

Aos 23 de novembro de 2005, Dom José recebeu o 3ª grau do sacramento da Ordem, o episcopado, na Catedral N. Sra. Aparecida da Arquidiocese de Cascavel – PR. No dia 09 de dezembro de 2005 toma posse na Con Catedral Nossa Senhora da Glória em Francisco Beltrão, e em Palmas no dia 11 de dezembro de 2005, na Catedral do Senhor Bom Jesus da Coluna dos Campos de Palmas, tendo como lema inspirador de seu múnus episcopal: “fazei discípulos… ensinai”.