A Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira (8), requerimento do deputado Nereu Moura, líder da bancada do PMDB, em homenagem a Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná, pela realização do 21º Prêmio Amsop de Comunicação. A festa de entrega aos melhores desta edição, na última sexta-feira (27 de novembro), reuniu prefeitos, autoridades e profissionais de comunicação da região.

O Prêmio Amsop sempre procurou destacar a importância da mídia no desenvolvimento regional da economia, da política, da educação, da saúde e da cultura no Sudoeste do Paraná, destacou Nereu Moura. “A ampla participação dos veículos de comunicação acaba revelando a diversidade da produção jornalística e a competência profissional de quem produz palavras, sons e imagens de fatos do dia-a-dia”, frisou.

O concurso, idealizado em 1987, busca valorizar a produção jornalística inserida no Sudoeste do Paraná. Ao longo dos anos se tornou um dos eventos mais respeitados no interior do Paraná. Este ano, a promoção contou com nove modalidades: jornal impresso, revista, fotojornalismo, crônica, televisão, rádio, campanha publicitária, comunicação cidadã e portal jornalístico, nas categorias Temática Especial Carta Sudoeste 2014 e Tema Livre.

Engajamento

A partir de 2002, o Prêmio Amsop passou a contar com a parceria com universidades de comunicação, garantindo notoriedade ao evento. O concurso é realizado pela prefeitura de Francisco Beltrão com apoio da Unicentro, Fadep, ABI e Adjori.

A 21ª edição contou com a inscrição de 249 trabalhos, registrando novo recorde sobre os 211 inscritos em 2013, última edição do Prêmio. Em todas as 21 edições foram inscritos 2.520 trabalhos. Os melhores são definidos por uma banca examinadora formada por 12 profissionais de oito instituições de ensino do Paraná.

“Compartilhamos com o ideário do presidente da Amsop, prefeito de São João, Altair Gasparetto, ao enaltecer a participação dos profissionais da imprensa regional”, informa Nereu Moura. O trabalho dos profissionais da comunicação cresce junto com o Sudoeste e a qualidade é confirmada a cada ano, afirma.

“A premiação identifica apenas os melhores trabalhos, mas todos merecem nosso respeito e consideração”, ressaltou o parlamentar. Da mesma, o vice-presidente da Amsop e prefeito de Francisco Beltrão, Antonio Cantelmo Neto, também merece destaque nesta homenagem. “A imprensa tem papel fundamental no desenvolvimento da região e esse testemunho é relatado por ela mesma”, disse.

Vencedores por categoria do 21º

Prêmio Amsop de Comunicação

Temática Livre – Rádio/Reportagem

Adolfo Pegoraro – Rádio Continental FM

 Temática Livre – Televisão/Reportagem

Michelli Arenza – RPC – Sudoeste:

Temática Livre – Revista Impressa/Reportagem

Cristiane Sabadin – Diário do Sudoeste

Temática Livre – Jornal Impresso/Reportagem

Adolfo Pegoraro – Jornal de Beltrão

Temática Livre – Crônica

Leandro Czerniaski – Jornal de Beltrão

Temática Livre – Portal Jornalístico

Everton Leite e Evandro Artuzi – RBJ

Comunicação Cidadã

Cristina Barcellos Vargas – Diário do Sudoeste

Temática Livre – Jornal Impresso-Revista/Fotojornalismo

Darce de Almeida – Menino no movimento “Vem pra rua, Beltrão” – Jornal de Beltrão

Especial Carta do Sudoeste – Jornal Impresso/Reportagem

Niomar Pereira – Jornal de Beltrão

Especial Carta do Sudoeste – Rádio/Reportagem

Edson Honaiser – Rádio Celinauta

Especial Carta do Sudoeste – Jornal Impresso-Revista/Fotojornalismo

Adolfo Pegoraro – Jornal de Beltrão

Especial Carta do Sudoeste – Televisão/Reportagem

Marilena Chociai – TV Sudoeste

Temática Livre – Campanha Publicitária

Eder Tomasi – Barba, cabelo e bigode

Especial Carta do Sudoeste – Revista/Reportagem

Alex Trombetta – Revista Gente do Sul

Prêmio Especial:

Leandro Czerniaski – Jornal de Beltrão