O ano de 2015 foi escolhido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) o “Ano da Paz”. A partir desta temática, todas as igrejas católicas do país têm por objetivo desenvolver nas celebrações esse assunto, com a proposta de debater a construção de uma sociedade com respeito entre as pessoas e superação da violência.

Para o Pároco da Paróquia São Francisco de Assis de Chopinzinho, Frei José Idair, “trata-se de um período de reflexão, oração e de ações sociais que se estenderá até o natal de 2015. Tudo isso dentro das celebrações porque o ano da paz perpassa pelo todo das celebrações, desde o dia primeiro de janeiro deste ano e quer ter o seu ponto alto no natal”.

O tema paz é debatido em vários países, cidades. Há muitos anos, esse tema sempre gera bons debates e colaborou para o crescimento e harmonia entre as pessoas, “a paz é conceito básico na sagrada escritura, na bíblia. A palavra hebraica “Shalom” é saudação que comunica uma paz completa. Shalom significa a plenitude de todos os bens. Por assim dizer, resumo de tudo de bom que Deus quer oferecer quando faz aliança com o povo. O termo Shalom aparece na sagrada escritura 239 vezes e abrange muitos significados, bem estar, felicidade, saúde, segurança, relações sociais equilibradas, harmonia consigo mesmo, harmonia com o próximo e com Deus. A paz na bíblia não é só o contrário de violência e ódio, é a vida como ela deve ser”. Destaca o Frei.

 

Jogo Rápido

Em uma frase Frei José destacou alguns temas do nosso cotidiano.

Família – É a certeza que cada um de nós tenha um lugar para onde voltar, portanto um ninho de paz.

Paróquia São Francisco de Assis – Que ela seja quem sabe aquilo que seu padroeiro propunha uma comunidade de paz e bem.

Pessoas – Na oração de são Francisco, senhor fazei de mim um instrumento de vossa paz, que as pessoas, católicos, os cristãos, homens e mulheres de boa vontade sejam instrumento da paz e do bem.

Chopinzinho no atual momento – Penso que aqui temos que dizer que a paz reine nesta terra.