Por Everton Leite

 

A Associação dos Deficientes Físicos de Francisco Beltrão realizou na noite da última sexta feira, 27, o dia da Acessibilidade com o tema “Leis são Leis, Rampas são Rampas – Abram as portas: queremos entrar.” A atividade foi desenvolvida no Sesc e contou com a participação de autoridades municipais e entidades nacionais que participam do campeonato brasileiro de handebol sobre cadeira de rodas que acontece simultaneamente em Francisco Beltrão neste final de semana, até terça feira, no ginásio Flávio Morceli. O 2º Fórum de debates sobre Acessibilidade recebeu o apoio do Governo do Estado e Associação Brasileira de Handebol em Cadeiras de Rodas. A atividade faz parte também da comemoração de 60 anos de Francisco Beltrão.

O palestrante do Fórum foi o Juiz Federal Paulo Canabarro Trois Neto que explanou sobre a garantia do direito dos deficientes físicos em ter suas reivindicações atendidas.

A meta da Associação dos Deficientes Físicos é de transformar Francisco Beltrão na capital da Acessibilidade.
Recentemente, durante a expobel, o prefeito Wilmar Reichembach assinou um decreto onde determina que as novas construções devem ter no projeto inicial a preocupação com a acessibilidade. Reichembach participou do fórum de discussão e garantiu a preocupação com acessibilidade para os deficientes em Francisco Beltrão.