Menu
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
27 de janeiro de 2021
Rádios

Fruta de Palmas, a maçã é fonte de nutrientes e reduz riscos de doenças

Cotidiano

por Guilherme Zimermann

DSC0539
Publicidade

Fonte de nutrientes como antioxidantes, carboidrato, fibras, minerais e vitamina C, a maçã pode ser uma boa opção para dietas de emagrecimento e também para atletas. Facilmente encontrada à venda, principalmente em Palmas, capital e líder estadual na produção, a maçã torna-se um alternativa de alimentação saudável.

A produção de maçã em Palmas apresentou crescimento de 5% na safra 2019/2020, superando 10,2 mil toneladas

Um estudo de 2015 publicado no JAMA Internal Medicine relacionou o consumo da maçã a menos necessidade de uso de remédios, por exemplo. Isso porque a maçã conta com nutrientes como antioxidantes, fibras, minerais e vitamina C e, por esse motivo, garante diversos benefícios à saúde: de melhora da função intestinal a controle da glicose e do colesterol, passando pela redução dos riscos de doenças crônicas.

Ao site GloboEsporte.com, a nutricionista e mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), Clarissa Hiwatashi Fujiwara, afirma que a maçã é indicada para alcançar a recomendação de cinco porções diárias de vegetais. Fujiwara destaca que as diversas variedades de maçãs vermelhas, que são muito populares, como é o caso da fuji e gala, são ricas em antocianinas, antioxidante presente em alimentos com essa coloração ou arroxeados. Para o consumo, a orientação da especialista é higienizá-las adequadamente e comê-las com casca mesmo, o que garante uma maior ingestão de fibras.

Entre os benefícios da maçã, a nutricionista aponta que ela combate o excesso de radicais livres; melhora a função intestinal; controla glicose e diminui o colesterol LDL; previne doenças crônicas, como diabetes e problemas cardiovasculares, além do câncer; e melhora a função do sistema imunológico.

Publicidade
Publicidade

A especialista comenta ainda que quando se pensa no consumo de frutas por atletas é comum lembrar logo da banana. Mas a maçã, fonte de carboidrato, também pode ser uma boa pedida. Seu consumo pode ser prescrito pelo nutricionista dentro de um plano alimentar individualizado. Contudo, de uma forma geral, é possível fazer uso da maçã, antes, durante e após o treino.

Dicas para incluir maçã no dia a dia:

  • Ao chegar das compras, lave bem a fruta para guardá-la. Uma das opções para uma boa higienização é esfregá-la e deixá-la de molho em solução com cloro. Depois de lavar as maçãs, seque-as com um pano de prato limpo ou papel-toalha. Assim, é possível evitar que a fruta fique úmida e tenha a sua validade encurtada.
  • Vale lembrar que a maçã, por ser uma fruta climatérica, continua a amadurecer mesmo depois de colhida. Uma vez que esteja seca, é possível armazená-la dentro ou fora da geladeira. Dá até para guardá-las envoltas em papel toalha, mas jamais dentro de em sacos fechados;
  • Considere deixar as maçãs higienizadas em um local de fácil acesso. Ao deixar a fruta em um lugar visível, há mais chance de consumi-la. Essa é uma dica não apenas para quem tem crianças em casa, mas para qualquer pessoa que queira fazer opções mais saudáveis ao longo do dia;
  • Aposte na fruta ao preparar doces e até refeições. Além de adicioná-la a vitaminas e cremes de aveia, por exemplo, no café da manhã, e doces saudáveis, como tortas e bolos, dá para acrescentar cubinhos de maçã a saladas, agregando seus benefícios e também um toque crocante à mistura. Aproveite que esse é um alimento versátil e solte a sua criatividade;
  • Se é adepto dos sucos verdes ou quer fazer uso dessa bebida mas o sabor amargo é um desafio para você, considere adicionar uma maçã para acrescentar seus nutrientes e dar um toque adocicado ao preparo.
Publicidade