Os servidores municipais aposentados e pensionistas do Prevbel (Previdência Social dos Servidores Públicos Municipais de Francisco Beltrão) passarão a contribuir com uma alíquota de 14% de contribuição previdenciária. A medida deverá vigorar a partir de agosto, atendendo determinação da Emenda Constitucional 103/2019, que trata da reforma da previdência.

O Prevbel, obrigatoriamente, precisa se adequar às normas e implantar as novas regras da previdência. O projeto já foi encaminhado para a câmara de vereadores e deve ser votado na próxima semana já que o prazo limite é 31 de julho de 2020.

Os aposentados e pensionistas contribuem atualmente somente sobre o valor que excede o teto do INSS, ou seja, 11% do valor que excede R$ 6.101,06. A reforma da previdência prevê a incidência da alíquota de contribuição de 14% sobre o que excede o salário mínimo, ou seja, sobre o valor que ultrapasse R$ 1.045,00.

Em entrevista à rádio Onda Sul, Cris Zuconelli, gestora do Prevbel, explica quais mudanças ocorrerão após o projeto ser votado. Acompanhe:

O texto contêm informações da assessoria