Há 12 anos, o Núcleo de Diabetes de Francisco Beltrão esclarece dúvidas e orienta pacientes sobre a doença, sua fundadora Sônia Thomazoni Kupkowski deu início ao grupo, após o filho ser diagnosticado com diabetes tipo 1. Desde então, a missão do Núcleo tem sido transmitir informações de uma forma clara e precisa para melhorar a qualidade de vida de todos os portadores de diabetes.

Durante todo o ano, ações são realizadas. O grupo conta com vários médicos colaboradores, os quais fazem palestras uma vez por mês em uma sala da escola municipal Bom Pastor no bairro Luther King. Contudo, durante o isolamento social, as palestras decorreram de forma online pelo facebook do núcleo de diabetes de Francisco Beltrão.

No mês de novembro essas ações são intensificadas, visando o Novembro Azul, uma campanha mundial em prol da conscientização sobre o Diabetes. Várias palestras serão realizadas, bem como histórias de superação de pacientes portadores da doença na página do facebook do Núcleo.

No dia 21 de novembro, às 14 horas, uma carreata será realizada em Francisco Beltrão e toda a comunidade é convidada, ação que enfatizará ainda mais esta campanha.

A coordenadora do Núcleo de Diabetes de Francisco Beltrão, Mariana Viana Liz Chiapetti, destacou a importância de falar e conscientizar sobre a doença e sobre a programação do Novembro Azul.

Angela Maria e assessoria