• Compartilhe no Facebook

Francisco Beltrão terá a tradicional decoração natalina no calçadão central em 2020, porém, com várias alterações em relação às últimas edições em razão da pandemia de Covid-19. Nesta sexta-feira (23), será divulgado o edital de licitação para contratação das empresas que ficarão responsáveis pela decoração e também as atrações de entretenimento.

O Departamento de Cultura está elaborando junto aos artistas locais uma série de apresentações que serão organizadas a partir do protocolo definido pela Secretaria Municipal de Saúde, afim de evitar aglomerações e a transmissão do coronavírus.

Dentre as principais mudanças está a abertura oficial que ainda não tem data definida mas deverá ser realizada de forma simbólica ou até mesmo via internet, sem shows ou até mesmo a chegada do papai noel. Também não serão realizadas apresentações musicais e de dança no espaço coberto do calçadão e a visitação ao papai noel será feita com uma série de restrições, à distância, com uso de máscara e sem contato físico com crianças.

Apesar disso a organização do evento promete manter a tradição e o espírito natalino e religioso. “Contamos muito com a compreensão de toda a população e pedimos também a colaboração para fazermos um grande natal, mantendo todo o espírito do natal, de fé, principalmente depois deste ano que passamos, as pessoas precisam ter esta alegria no final de ano, então vamos proporcionar este momento mas precisamos todos compreender que ainda temos que respeitar este protocolo”, disse Vilmar Mazetto, diretor do Departamento de Cultura de Francisco Beltrão.

O trenzinho será mantido mas nem todos os bancos serão usados; será respeitado o distanciamento tanto dentro como fora do trem para evitar ao máximo o contato entre os ocupantes. Após toda troca de passageiros será feita a higienização dos bancos, conforme orientaram os profissionais da secretaria municipal de saúde.

Confira a entrevista de Lucas Maciel com o diretor do Departamento de Cultura Vilmar Mazetto: