Francisco Beltrão terá dez novos bairros com reorganização urbana
Medida busca atender o crescimento da cidade e melhorar a distribuição dos serviços públicos
Geral
por Deise Bach
A cidade de Francisco Beltrão, agora com mais de 100 mil habitantes, ganhará dez novos bairros para adaptar-se à expansão urbana e aprimorar sua organização territorial.
A medida, coordenada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPUB), ampliará o número de bairros de 30 para 40, com o objetivo de melhorar a prestação de serviços e facilitar o acesso da população a endereços mais definidos.
Segundo o diretor-presidente do IPPUB, engenheiro Rafael Dal Zotto, a revisão atende a novas demandas criadas pelo crescimento populacional e pela necessidade de incorporar áreas urbanizadas que ainda não tinham delimitações oficiais. Com a mudança, endereços e limites de ruas, lotes e quadras serão revisados, proporcionando a cada morador um endereço claro e oficial.
A criação dos novos bairros — Campos do Tuna, Vida Nova, Nortão, São Marcos, Terra Nossa, Araucária, Raffer, Sol Nascente, Marabá e Alto da Júlio — foi resultado de um estudo técnico do IPPUB, em colaboração com secretarias municipais, IBGE e Câmara de Vereadores.