Francisco Beltrão lança a 10ª Via Tecnológica do Leite com foco em inovação e sucessão no campo
Evento será realizado de 24 a 26 de julho e contará com programação técnica, atrações culturais e integração
Agricultura
A Secretaria de Agricultura de Francisco Beltrão lançou oficialmente, nesta quinta-feira (29), a 10ª edição da Via Tecnológica do Leite, um dos principais eventos do setor leiteiro do Sudoeste do Paraná. A cerimônia aconteceu no auditório da Cresol Tradição, no Centro Administrativo da Cango, e reuniu autoridades, representantes de entidades parceiras e produtores rurais.
O evento, que acontece de 24 a 26 de julho no Centro de Eventos do município, tem como tema “Energia e Sensibilidade para a Evolução da Propriedade Leiteira” e promete trazer uma ampla programação voltada à capacitação, inovação tecnológica, entretenimento e valorização da sucessão familiar no campo.
“É com grande alegria que estamos lançando essa décima edição. Já estamos trabalhando desde fevereiro, a pedido do prefeito Pedrão, com apoio da Acefb, patrocinadores e parceiros”, destacou a secretária municipal de Agricultura, Denise Schiappetti Adan Chuque, em entrevista à Rádio Onda Sul FM.
Segundo a secretária, o objetivo é fomentar o setor produtivo e fortalecer o vínculo das novas gerações com o campo. “Além das capacitações e orientações técnicas aos produtores, teremos atividades culturais e educativas que envolvem diretamente as famílias”, afirmou.
Entre as novidades deste ano, está a harmonização de queijos e vinhos em parceria com o Sebrae e a Associação dos Queijeiros, além de apresentações culturais como o show do humorista Paulinho Mixaria, previsto para a quinta-feira à noite.
Um dos destaques do evento será o Clube da Bezerra, que promove a integração de crianças e jovens com as atividades da propriedade. Além do tradicional desfile de bezerras, os participantes irão produzir seus próprios queijos, que serão avaliados e premiados no último dia do evento.
“A proposta é estimular a sucessão rural de forma prática e educativa. As crianças vão curar os queijos em casa, aprender sobre o processo e participar da avaliação. Isso gera envolvimento e mostra que é possível ser feliz e ter renda no campo”, explicou Denise.
A secretária reforçou ainda que a tecnologia tem sido uma importante aliada na permanência dos jovens nas propriedades. “Hoje temos muita conectividade, muita informação online. Ao trazer isso para a realidade do campo, tornamos a atividade leiteira mais atrativa e acessível para as novas gerações”, concluiu.