Francisco Beltrão intensifica limpeza de rios para prevenir enchentes
Córrego Progresso teve serviço de desassoreamento concluído; Rio Lonqueador já começou a ser dragado
Meio Ambiente
por Deise Bach

A Prefeitura de Francisco Beltrão concluiu o desassoreamento do Córrego Progresso, no bairro São Miguel. O serviço foi realizado ao longo de duas semanas e retirou aproximadamente 4,2 mil metros cúbicos de sedimentos, o que equivale a mais de 320 cargas de caminhão. O material retirado foi transportado para um local licenciado pelo Instituto Água e Terra (IAT).
![[Grupo RBJ de Comunicação] Francisco Beltrão intensifica limpeza de rios para prevenir enchentes — Foto: Assessoria](https://rbj.com.br/wp-content/uploads/2025/06/desassoreamento-1280x725.jpg)
A ação, que envolve as secretarias de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal e Infraestrutura Urbana, busca melhorar a vazão da água, especialmente em épocas de chuva, e evitar alagamentos. “Nossos rios são essenciais para a cidade. Queremos manter esse trabalho de forma contínua, sempre respeitando os licenciamentos ambientais”, destacou o prefeito Antonio Pedron.
Paralelamente, teve início nesta semana o desassoreamento do Rio Lonqueador, que não recebia esse tipo de limpeza há nove anos. O trabalho será realizado em cerca de 3 quilômetros, entre a pista de atletismo do bairro São Cristóvão e o ponto de deságue no Rio Marrecas.
O Lonqueador é o terceiro curso d’água a receber o serviço neste ano. Antes dele, foram limpos o Córrego Guaratinguetá, na Cidade Norte, e o Progresso. As ações fazem parte de um plano da administração municipal para preservar os recursos hídricos, garantir maior segurança à população e combater alagamentos nos bairros.
![[Grupo RBJ de Comunicação] Francisco Beltrão intensifica limpeza de rios para prevenir enchentes — Foto: Assessoria](https://rbj.com.br/wp-content/uploads/2025/06/imagem-do-whatsapp-de-2025-06-12-as-174348-68b81a73-1280x720.jpg)