Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
20 de abril de 2024
Rádios

Francisco Beltrão atingiu apenas 50% da meta de imunização contra a gripe

Campanha prossegue até o dia 9 de julho e Governo do Estado abre vacinação para toda a população

Saúde

por Lucas Maciel

Publicidade

O Governo do Estado do Paraná anunciou nesta quinta-feira (24), que toda a população acima de seis meses de idade poderá se vacinar contra a gripe pelo SUS no Paraná. A campanha iniciou no dia 12 de abril e inicialmente estavam sendo vacinadas pessoas de grupos prioritários: gestantes, puérperas, crianças de seis meses a cinco anos, trabalhadores da saúde, idosos a partir dos 60 anos, professores, pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso e forças de segurança.

Em Francisco Beltrão desde o início da campanha até esta quinta-feira (24), segundo a secretaria municipal de saúde foram vacinados 17.600 beltronenses e a meta é imunizar mais de 33 mil pessoas, ou seja, pouco mais de 50% da meta foi alcançada restando 15 dias para o fim da campanha.

Segundo o secretário de saúde de Francisco Beltrão Manoel Brezolin, a dificuldade para atingir a meta deve-se a vários fatores, como por exemplo o fato de que várias pessoas que fazem parte dos grupos prioritários e foram vacinadas contra Covid-19 precisam esperar 14 dias para receber a vacina contra a Influenza. Outro fator que tem atrasado a vacinação é a infecção por Covid-19, que também exige um período de isolamento para que então as pessoas sejam imunizadas.

Segundo os dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), até agora apenas três municípios do Estado atingiram a meta preconizada pelo Ministério da Saúde, de pelo menos 90% de cobertura vacinal: Nova Tebas (111,1%), Pérola d’Oeste (109%) e Saudade do Iguaçu (90,2%).

Publicidade