Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
23 de abril de 2024
Rádios

Francisco Beltrão 70 anos: A história do coração do sudoeste

Descendentes de imigrantes alemães e italianos iniciaram a colonização na década de 40

Geral

por Lucas Maciel

20220415_103740
Foto: Lucas Maciel
Publicidade

A cidade que hoje tornou-se pólo regional e concentra a maior população da região sudoeste do Paraná começou a ser construída ainda na década de 40 quando os primeiros moradores se instalaram em um local cercado por Pinheiros.

O início

Descendentes de imigrantes alemães e italianos oriundos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul povoaram a região na década de 40 elevando a Vila Marrecas ao status de município em 1952.

[Grupo RBJ de Comunicação] Francisco Beltrão 70 anos: A história do coração do sudoeste — Foto: Registro PMFB
Foto: Registro PMFB

A instalação da CANGO (Colônia Agrícola Nacional General Osório) em 1943 organizou a distribuição de terras entre os colonos recém chegados e ligava duas partes da cidade com tábuas de madeira onde hoje existe a ponte da Avenida Julio Assis Cavalheiro.

Dois proprietários das maiores partes de terras na época, Julio Assis Cavalheiro e Luiz Antônio Faedo traçavam os primeiros mapas da cidade e passaram a vender e doar lotes que eram padronizados em 22×44 metros.

Chegada do exército
A proximidade com a Argentina fez com que o exército se instalasse na cidade 1948 o que somou ainda mais no crescimento da população.
Francisco Beltrão surgia com esse nome em homenagem ao engenheiro que foi uma das primeiras pessoas a passar no local.
Revolta dos posseiros
Conforme a distribuição de terras seguia um conflito entre colonos que moravam em terras sem escrituras e as Companhias de Terras surgiu e eclodiu no dia 10 de outubro de 1957 no que ficou conhecido como A revolta dos posseiros.
Centenas de colonos tomaram a sede da companhia e os expulsaram da cidade.
[Grupo RBJ de Comunicação] Francisco Beltrão 70 anos: A história do coração do sudoeste — Foto: Registro PMFB
Foto: Registro PMFB
Primeira eleição
A política em Francisco Beltrão foi marcada por uma primeira eleição para o primeiro prefeito tumultuada em 1952 quando Ricieri Cella foi eleito e empossado no mesmo ano. Porém, seu governo durou apenas até fevereiro do ano seguinte quando foi obrigado a entregar o cargo para seu concorrente Rubens da Silva Martins. A Justiça Eleitoral decidiu por validar centenas de votos de forma separada, que segundo decisão da época não haviam sido computados. Após a recontagem, foi dada a vitória a Rubens que derrotou o adversário no pleito por uma diferença de 52 votos.
[Grupo RBJ de Comunicação] Francisco Beltrão 70 anos: A história do coração do sudoeste — Francisco Beltrão - engenheiro que deu nome à cidade (Foto: Arquivo: PMFB)
Francisco Beltrão - engenheiro que deu nome à cidade (Foto: Arquivo: PMFB)
Confira todos os prefeitos de Francisco Beltrão
– Ricieri Cella, PTB (52-53)

– Rubens da Silva Martins, PSD (53 a 56)
– Ângelo Camilotti, PSD, candidato único (56 a 60)
– Wálter Alberto Pécoits, PTB (60 a 63)
– Euclides Girolamo Scalco, PTB (63 a 64)
– Antônio de Paiva Cantelmo, PTB e MDB (65 a 68 e 73 a 76)
– Deni Lineu Schwartz, Arena, candidato único (69 a 72)
– João Batista de Arruda, Arena e PFL (77 a 82 e 93 a 96)
– Guiomar Jesus Lopes, PMDB (83 a 88 e 97 a 2000)
– Nelson Meurer, PDS (89 a 92)
– Vilmar Cordasso, PP (2001 a 2008)
– Wilmar Reichembach, PSDB (2009 a 2012)
– Antônio Cantelmo Neto, PMDB (2013 a 2016)
– Cleber Fontana, PSDB (2017 a 2020)

Economia
Com grande produção de leite, mel, ovos de galinha a pecuária sempre foi uma das principais atividades de suporte econômico da cidade. Setores de confecção vestuário também se estabeleceram com forte produção e mercado.
Pólo-Regional
Unidades do Instituto Médico Legal, Polícia Científica, Penitenciária Estadual, Hospital Regional, Centro de Oncologia, Batalhão de Polícia Militar e um forte desenvolvimento na área de educação superior fizeram de Francisco Beltrão uma referência que abrange pelo menos 27 municípios da região.
Crescimento populacional
Dados do IBGE indicam que entre as décadas de 40 e 50 a população era estimada em 55 mil habitantes e com a conclusão do Censo 2022 que está em andamento há uma grande expectativa de que o município ultrapasse a marca de 100 mil habitantes.
Publicidade