Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
24 de abril de 2024
Rádios

Falta de funcionários efetivos na Ciretran de Palmas prejudica emissão de CNH’s

Unidade está atendendo com quatro servidores comissionados e apenas um de carreira.

Trânsito

por Guilherme Zimermann

ciretran
Publicidade

A falta de funcionários efetivos na Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) de Palmas tem acarretado problemas para alunos de autoescolas que buscam a emissão de suas carteiras de habilitação.

O proprietário de uma autoescola, Vilmar Borges, relata que o seu estabelecimento tem, aproximadamente, 180 alunos que estão aguardando o agendamento de exames práticos para a emissão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Porém, a Ciretran conta com apenas um funcionário de carreira, habilitado para a aplicação dos testes, o que acaba o sobrecarregando, devido a demanda de serviços.

Segundo Borges, já foram feitos inúmeros contatos com a direção do Detran-PR (Departamento de Trânsito do Paraná), que informa que por conta da pandemia, muitos funcionários estão afastados por integrarem grupos de riscos.

Ele questiona ainda as nomeações de funcionários em cargos comissionados na Ciretran, uma vez que esses servidores não podem realizar serviços como vistorias e os próprios testes práticos, ficando restritos a atendimentos internos na unidade. Ouça no player abaixo:

Publicidade
Publicidade

O Departamento de Jornalismo da Rádio Club procurou a chefe da Ciretran de Palmas, Karla Poletto. Ela afirmou que não poderia se pronunciar através de entrevista, mas por telefone repassou algumas informações referentes à situação atual da unidade.

Segundo ela, a Ciretran de Palmas conta com seis funcionários, sendo dois efetivos e quatro comissionados. Por integrar grupo de risco, um dos servidores de carreira está afastado de suas funções desde o ano passado.

Ela afirma que, por conta de apenas um funcionário poder realizar a aplicação de exames práticos, periodicamente a Ciretran recebe apoio de examinadores de outras localidades para a realização dos “testes de volante” e sequência da emissão de CNH’s. Ela informou que é previsto o retorno do segundo funcionário da unidade em setembro, após ele receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

Publicidade
Publicidade

O Jornalismo da Club encaminhou ainda e-mail à assessoria de comunicação do Detran, questionando sobre a situação e sobre a possibilidade do encaminhamento de outros funcionários efetivos para atendimento exclusivo na Ciretran de Palmas. Além disso, foi questionado também sobre os critérios adotados pelo departamento para a nomeação de servidores em cargos comissionados. Até a publicação dessa matéria, não houve resposta.

Publicidade