Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
29 de março de 2024
Rádios

Ex-prefeito e ex-secretário de Mangueirinha são denunciados por corrupção

Denunciados teriam recebido propina superior a R$ 600 mil entre 2012 e 2018.

Justiça

por Ivan Cezar Fochzato

destaque_1581011206Operacaocontainer2
Publicidade

O Ministério Público do Paraná denunciou o ex-prefeito e o ex-secretário municipal de Administração de Mangueirinha, no Centro Sul do estado, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A partir de fraudes em processos licitatórios para serviço de coleta de resíduos sólidos, os denunciados teriam recebido vantagens indevidas, por 32 vezes, que somaram R$ 677.214,87, no período entre 2012 e 2018.

A ação penal foi proposta pelos Núcleos de Guarapuava do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Grupo Especializado na Proteção ao Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria).

Conforme apurado pelos órgãos especiais do Ministério Público do Paraná, os denunciados também omitiam os valores das propinas recebidas dos empresários responsáveis pelas empresas participantes do esquema criminoso, utilizando empresas de fachada, contas bancárias de parentes e depósitos fracionados em contas bancárias diferentes. Os ilícitos teriam sido mantidos inclusive após o fim dos mandatos dos agentes públicos.

As denúncias são resultados da Operação Container, que além de Mangueirinha, apurou fraudes em licitações para contratação de serviços de coleta e destinação de lixo em várias cidades paranaenses. Os crimes denunciados ficaram comprovados a partir da análise de anotações apreendidas em mandados de busca em residências dos investigados, quebra de sigilo bancário e informações prestadas a partir de acordos de colaboração premiada. ( fonte: MPPR)

Publicidade