Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
20 de abril de 2024
Rádios

Estudo detecta presença de variante do coronavírus na região Sudoeste

Grupo de laboratórios utilizou amostras coletadas em Palmas, Coronel Domingos Soares e Pato Branco.

Saúde

por Guilherme Zimermann

coronavirus-disease-covid-2019-5060522_1920
Publicidade

Estudo desenvolvido pelo grupo de laboratórios Plátano detectou a presença da variante P1, a chamada cepa de Manaus, do novo coronavírus na região Sudoeste do Paraná.

O diretor técnico do grupo, o farmacêutico Jardel Bordignon, destaca que essa variante é uma das mais graves, dada a sua forma de transmissão e o agravamento dos casos da Covid-19, a exemplo do que a região tem registrado nos últimos meses, com pacientes mais jovens necessitando de internamento e muitos não resistindo. Ouça no player abaixo:

Ele explica que todas as amostras analisadas eram correspondentes à variante P1, o que indica que a região ainda não tem a circulação de outras cepas, avaliando que pelas características da “variante de Manaus”, dificilmente outra variante conseguirá se expandir de forma expressiva. “A P1 é mais transmissível, por isso acredito que a ‘cepa indiana’ não vai ganhar muito espaço”, considera.

Publicidade
Publicidade

Reforçando a importância da vacinação, Bordignon destaca que todas as vacinas em aplicação hoje no Brasil são seguras e eficazes. “Nos últimos 200 anos, a vacinação foi o que mais salvou a humanidade, erradicando muitas doenças. A vacina é a melhor coisa que as pessoas podem tomar. Não tenham medo! As vacinas funcionam e é dessa forma que vamos conseguir conter essa pandemia”, afirma.

Publicidade