Estudantes de Francisco Beltrão participam de preparação para intercâmbio internacional
Programa Ganhando o Mundo inclui 41 alunos da região; nove são de Francisco Beltrão
Educação e Cultura
por Deise Bach

![[Grupo RBJ de Comunicação] Estudantes de Francisco Beltrão participam de preparação para intercâmbio internacional](https://rbj.com.br/wp-content/uploads/2024/11/imagem-do-whatsapp-de-2024-11-27-as-112600-51c58741-600x800.jpg)
Nesta segunda-feira (25), os 1,3 mil estudantes selecionados para o programa Ganhando o Mundo 2025 participaram de uma etapa de formação em Curitiba. O evento contou com palestras motivacionais e a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior. Entre os participantes, 41 alunos do Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão, incluindo nove estudantes do município, estiveram presentes.
Segundo Emeline da Silva Secon, técnica pedagógica do Núcleo, a experiência é transformadora. “Eles voltam amadurecidos, com maior autonomia, e trazem muito conhecimento para compartilhar com os colegas, familiares e a comunidade”, afirmou.
O programa, que começou com 100 vagas, chega à sua maior edição em 2025. Entre os destinos disponíveis estão países como Austrália, Irlanda, Nova Zelândia, Canadá e Reino Unido. Já o Ganhando o Mundo Agrícola, novidade deste ano, enviará estudantes a Iowa, nos Estados Unidos, para aprender sobre tecnologias agrícolas.
De Francisco Beltrão, três alunas do Colégio Agrícola estão entre as selecionadas. “Essa vivência no exterior trará grande contribuição para a formação delas e para a comunidade escolar. É algo fantástico ver o impacto positivo do programa”, destacou Emeline.
Para os pais, o suporte é garantido por empresas de intercâmbio especializadas e pelas famílias anfitriãs. “O acompanhamento é completo, desde a emissão de passaportes até o retorno. Isso dá tranquilidade para as famílias e segurança aos estudantes”, completou a técnica pedagógica.
O programa segue como uma grande oportunidade para alunos da rede estadual, fortalecendo o aprendizado e incentivando o desenvolvimento pessoal e acadêmico.