No último dia 08, Saudade do Iguaçu, sudoeste do Paraná, recebeu o mestre Fernando Madureira, Técnico da Seleção Brasileira de Taekwondo, Presidente da Federação Paranaense e o Mestre Ricardo Zimmer, diretor técnico da Federação Paranaense. Na oportunidade ministraram exame de faixa colorida para 103 alunos vindos de Ampére, Quedas do Iguaçu, São João, Saudade do Iguaçu e Rio Bonito do Iguaçu. 

 

 

Prestaram exame para faixa preta Antonio Custodio, Alex Alberth da Silva, Cleberson Dalmir Dorsi, Leandro Guilman Duarte e Paulo Roberto Pinto, enquanto o professor Gilberto Morando foi avaliado para mestre, sendo aprovado e parabenizado pelos mestres presentes assim como os demais.

 

Foi um evento com grande participação do público, pais, autoridades e admiradores da modalidade. As avaliações foram realizadas das 15h às 20 horas, no ginásio municipal.

 

Em seguida todos foram recepcionados no coquetel com homenagens aos mestres Fernando Madureira e Ricardo Zimmer. O ex-prefeito Rogério Gallina, o prefeito Mauro Cesar Cenci, o prefeito de Rio Bonito, Irio de Rosso e presidente da Associação Sudoeste de Taekwondo Edimar Verona, estiveram presentes no ato.

 

O Mestre Gilberto

 

O mais novo mestre de taekwondo do Paraná, Gilberto Morando se mostrou emocionado ao rever essas pessoas, que foram fundamentais na sua carreira, a qual começou em 1993 em Saudade do Iguaçu.

 

Em 1994, ele voltou a treinar com Vanderlei Hartman, desta vez na cidade de Chopinzinho, logo se tornou amigo de Gilmar de Almeida e Evandro Naginski, os quais o ajudaram muito e se formaram faixa preta juntos em 02/12/1999.

 

De 2000 a 2004 trabalhou em Ampére, 2005 voltou para Saudade do Iguaçu onde desenvolve um belo trabalho, também trabalhando em Rio Bonito e coordena oito academias da Região Sudoeste.

 

Formado e pós-graduado em Educação Física e mestre de Taekwondo pretende trabalhar cada vez mais em prol da educação e evolução do Taekwondo para crianças e adolescentes da região.