Teve inicio nesta sexta-feira (06) a disputa da temporada 2016 da 1ª divisão do Campeonato Estadual Adulto da Federação Paranaense de Voleibol Masculino no ginásio Monsenhor Engelberto, em Palmas, Paraná. Esta é a primeira vez que um município da região sudoeste do estado recebe o torneio de acesso para a elite do vôlei paranaense.

Na primeira partida, o Amavolei/Maringá não teve dificuldade para vencer o FECAM/Campo Mourão por 3 sets a 0, parciais de 25/15, 25/22 e 25/15 em 1h11 de jogo.

No segundo jogo, casa cheia para prestigiar os donos da casa num jogo bastante movimentado. Após vencer o primeiro set, o time de Palmas voltou mais desatento para o segundo e o adversário cresceu, nem mesmo com o apoio da torcida conseguiu voltar à frente do placar. No terceiro e quarto sets o jogo voltou a ser dominado pelo time da casa, que com tranquilidade (e aproveitando os inúmeros erros de saque de São João do Ivaí), conquistou a primeira vitória no torneio por 3 sets a 1, com parciais de 25/20, 19/25, 25/19 e 25/16 em 1h37 de jogo.

A terceira partida da noite colocou frente a frente as equipes de Jacarezinho e Altônia. As duas equipes fizeram o jogo mais disputado da noite, que só foi decidido no tie break. Após sai vencendo a primeira etapa, o time de Altônia, surpresa da competição, acabou perdendo o segundo e terceiro sets. Jacarezinho venceu sem maiores dificuldades, mas no quarto set, depois de mostrar poder de reação, Altônia conseguiu empatar o jogo em 23 a 23 , consequentemente empatou a partida, levando a decisão para o calor do tie break.

Na etapa decisiva o jogo seguia empatado em 15 a 15 sem que ninguém abrisse larga vantagem no placar, até que a equipe de Jacarezinho reuniu forças, mostrando mais volume de jogo e quando precisou não ficou devendo. Com dificuldade, mas cheio de raça, o time do norte do Paraná fechou o jogo em 3 sets a 2, com parciais de 16/25, 25/23, 25/18, 23/25 e 17/15 em 2h10 de partida.

Com os resultados desta sexta-feira, Maringá dorme na liderança. A rodada continua neste sábado a partir das 8h30. O time do Sudati Palmas volta à quadra às 16h30 contra Arapongas na quadra 2 do Monsenhor Engelberto e encerra sua participação nesta primeira etapa no domingo às 11h15 contra Jacarezinho.

Ao todo, sete equipes participam do torneio: Sudati/Palmas, Altônia, Arapongas, Fecam/Campo Mourão, Jacarezinho, São João do Ivaí e Amavolei/Maringá. Nesta etapa as equipes jogam apenas três vezes cada e o complemento do turno será entre 8 e 10 de julho. A fase final do torneio acontece dias 5, 6 e 7 de agosto, em sede a ser definida. O campeão da divisão de acesso ganha uma vaga para disputar a divisão especial no ano que vem.