Conforme o calendário da Federação Paranaense de Futebol (FPF), a Copa Paraná Sub-23 começa em junho deste ano e deve reunir 16 times, valendo vaga para a Série D do Campeonato Brasileiro em 2016. O Francisco Beltrão FC, rebaixado para a terceira divisão do estadual profissional, recebeu o convite para disputar a nova competição da Federação, que vai substituir o Paranaense Sub-20. Mas como a equipe beltronense está em uma situação financeira complicada, existe a possibilidade de o clube fazer uma parceria com o Real Beltronense, coordenado por Aelor de Lara. A intenção é disputar a Copa Paraná Sub-26 e se preparar para a Terceirona do ano que vem.

O técnico do Beltrão FC, Didi Santiago, foi entrevistado pelo repórter Ademir Augusto Macagnan, da Rádio Onda Sul FM, na manhã de quinta-feira, 16, e lamentou a parceria. “Conversei com o Aelor e disse que ele já teve o Real uma vez na mão, falei para que esquecesse o Real. Precisamos de uma parceria com o Beltrão FC, temos a possibilidade de jogar a Copa Paraná Sub-23. Não adianta entrar na Terceira com o Real e passar pelas mesmas condições que tivemos com o Beltrão. Levar goleadas não é bom”, disse Didi, que teve o azar de rebaixar o Beltrão FC duas vezes para a terceira divisão. Em 2010, ele era auxiliar técnico, mas assumiu no lugar do técnico Índio na reta final da competição. “Estou bastante chateado porque novamente a equipe desce de divisão na minha mão, mas as condições de trabalho são muito difíceis. Tivemos muitos problemas que nos afetaram dentro de campo.”
Clássico com o Pato
No próximo domingo, dia 19, o Beltrão FC recebe o Pato Branco no Estádio Anilado, às 15h30, pela Divisão de Acesso. Já rebaixado, o time beltronense tenta se abraçar ao rival, como aconteceu em 2010, quando as duas equipes foram rebaixadas. Mas os pato-branquenses têm 7 pontos na tabela de classificação e precisam de uma vitória para garantir vaga na segunda fase. Depois do Pato Branco, o Beltrão FC joga fora de casa contra o PSTC, vice-líder, e em casa contra o Paranavaí, líder da competição.