Por Lucas Moraes – Nesta segunda-feira, 06 de Abril, são celebrados os Dias Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz e Mundial da Atividade Física. A Organização Mundial de Saúde, que instituiu as datas para a prevenção do sedentarismo, aponta a inatividade física como o quarto principal fator de risco de morte no mundo.

O professor de Educação Física, Elivelto De Mello, destaca que a prática da atividade física é benéfica em qualquer idade, porém ressalta que é nos primeiros anos de vida que a prática deve ser iniciada, uma vez que, hábitos saudáveis na infância geralmente permanecem em outras fases da vida. A prática de esportes gera vários benefícios à saúde como, redução de riscos cardiovasculares, hipertensão, diabetes e obesidade.

Conforme ele, no período de quarentena é mais propício que as crianças fiquem mais tempo conectados em aparelhos eletrônicos, com isso ele orienta que os pais ou responsáveis monitorem seus filhos e os incentivem a praticar alguma atividade física. Estas atividades podem ser realizadas como forma de brincadeiras, para que as crianças sintam prazer na realização dos exercícios. Outro ponto levantado pelo profissional, é a participação dos responsáveis na hora da realização das brincadeiras, que pode deixar mais próxima a relação entre pais e filhos.

 

  • Compartilhe no Facebook

 

  • Compartilhe no Facebook