No início deste mês o Policial Militar Pablo Machado, responsável pela escola de Muay Thai e Boxe da equipe THAI FORCE TOP Team, Núcleo Palmas, se formou técnico de boxe pela Federação Paranaense de Boxe profissional e amador em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba.

Ao RBJ disse que com a sua formação Palmas passa a fazer parte dos municípios credenciados pela Federação Paranaense de boxe, o que enriquece ainda mais a cultura e o esporte no município “em breve estaremos colhendo os frutos” destacou ele.

Segundo o atleta a federação é presidida pelo campeão mundial de Boxe Macaris do Livramento e coordenada por Rosilete dos Santos, que se sagrou campeã mundial de Boxe em 2011, após derrotar a colombiana Paulina Cardona unificando os títulos da Women’s Internacional Boxing Association (Wiba) e da World Pugilist Commission (WPC).

O centro de excelência de Boxe no município de São José dos Pinhais trabalha com cerca de 200 crianças que praticam boxe gratuitamente através de um projeto social mantido pelo Governo Federal. Além do projeto social, Macaris e Rosilete são técnicos de boxe tendo como atletas profissionais o campeão Paranaense Juliano abutre, o campeão Internacional Negreti e o atleta Felipe Pedroso, que chegou a morar na academia, tornando-se campeão Paranaense e vencendo grandes nomes do boxe nacional.

Por desenvolver um projeto social no município, Pablo acredita que com a graduação na Federação Paranaense de Boxe profissional e amador, várias oportunidades surjam para ele e para os alunos do Projeto Social “lutar para vencer na vida” o qual é instrutor e responsável.