O município de Palmas, sul do Paraná, deverá ser beneficiado com recursos da ordem de R$ 7 milhões do Ministério dos Esportes para a implantação de uma pista de atletismo de alto rendimento. Ontem (26) esteve no município um dos diretores do Ministério, Ricardo Gomyde, quando anunciou que os recursos já estão garantidos para o investimento a ser feito junto ao campus do IFPR em Palmas, o Complexo Tecnológico Dom Agostinho José Sartori.

Explicou  neste momento estão sendo providenciados os documentos necessários e  feitos os ajustes administrativos entre o município e o Instituto Federal do Paraná. A pista de atletismo de alto rendimento estará dentro dos padrões preconizados pelo Comitê Olímpico Internacional e poderá abrigar competições oficiais. “ O projeto prevê a implantação de um moderno centro de atletismo para permitir que os atletas de Palmas e toda a região possam fazer seus treinamentos, mas também auxiliará a toda a população que poderá usufriuir do espaço para suas atividades físicas”, completou Gomyde.

A previsão é de que a pista esteja construída já no próximo ano podendo ser utilizada até mesmo por atletas olímpicos que poderão se preparar para provas visando as  Olimpiadas do Rio de Janeiro, tendo em vista a condição climática e  geográfica de Palmas, localizada em região de altitude, acima dos 1.100 metros.

Gomyde destacou o empenho dos vereadores Marquinhos Gomes(PCdoB) e Nilo Deitos(PSD) que tem mantido constantes contatos junto aos governos estadual e federal para garantir os recursos necessários à construção da obra. “Tivemos um avanço bastante importante com a definição de algumas pontos e a decisão do prefeito de Palmas em dar encaminhamento às questões administrativas como contratação de projetos e entendimentos com o Instituto Federal para receber e aplicar os recursos”, salientou Gomyde.